Monday 13 August 2007

Agosto, 13 - Castelo Branco (391 km)

Depois das previsíveis dificuldades em adormecer mais cedo na noite anterior, lá consegui acordar por voltas das oito, tomar um duche e orientar as coisas para sair. O Tiago, como habitualmente, também estava de saída para o SCUE a essa hora e decidimos ir ao bar do CES para tomar o pequeno-almoço. O problema foi chegar lá e estar fechado. Como ele já tinha comido qualquer coisa em casa e as horas apertavam, encaminhou-se para o SCUE e eu segui o meu caminho. Fui ao Intermarchê comprar alguma fruta e umas barras de cereais para o que der e vier, além de um par de garrafas de água. Aproveitei para tomar o pequeno-almoço por lá (que me soube bem, uma torrada, um folhado de maçã e um sumo) e ainda passei por casa para trazer comigo algum chá e a cafeteira eléctrica. Assim posso fazer chá em qualquer hotel e isso pode dar jeito.

Segui então viagem em direcção a Estremoz pela N18 e depois pela N4. Passei por Evoramonte sem parar mas fiquei um pouco arrependido pois aquela hora o castelo visto cá de baixo estava envolto em Nevoeiro e talvez tivesse conseguido umas fotografias interessantes. Decidi vingar-me em Estremoz e entrei para dentro da vila em direcção ao Castelo. Uma vez lá em cima descobri que mesmo lá no alto existe uma Pousada de Portugal, no caso a Pousada da Rainha Santa Isabel. A vista era interessante, embora não tão esmagadora como a que se tem do alto do Castelo de Montemor.

DSC00055.JPG
Pousada da Rainha Santa Isabel, Estremoz

Indo contra o que tinha definido no itinerário do viamichelin.com decidi prescindir do IP2 até Portalegre em direcção a norte e em vez disso segui pela N245 passando sucessivamente por Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato até chegar a Nisa. Por todas estas terras, encontrei um factor comum: o proverbial banco à beira da estrada junto ao café principal da terra repleto de idosos à conversa.

Uma vez em Nisa, deparei-me com algumas indicações para barragens nas redondezas que decidi seguir. A dada altura tive de optar entre duas barragens diferentes, do Poio ou da Póvoa e inicialmente decidi-me pela primeira que acabou por ser muito pequena e não ter qualquer interesse. Depois de ter andado uns minutos ligeiramente perdido acabei por ir ter à outra barragem, a da Póvoa, e essa compensou largamente o engano.

DSC00100.JPG
Barragem da Póvoa, Nisa

Depois de algum tempo a admirar aquela paisagem fantástica - não esperava encontrar já por estas bandas algo assim inspirador - regressei a Nisa de forma a seguir viagem em direcção a Castelo Branco. Pelo caminho havia que cruzar o Tejo, em Vila Velha de Rodão, que parecia um rio diferente daquele que está tão perto de casa logo ali em Lisboa e que estou habituado a atravessar tantas vezes, seja pela Ponte Vasco da Gama, seja pela Ponte 25 de Abril. Foi de facto uma sensação estranha, mas a paisagem era das mais bonitas que visitei desde que saí ontem de Torres Vedras.

DSC00106.JPG
Ponte sobre o Tejo, Vila Velha de Rodão

Depois de me ter queixado para mim próprio que estava farto das longas rectas do Alentejo, as minhas preces foram ouvidas, já que a aproximação a Vila Velha de Rodão foi bastante sinuosa tanto a subir como depois a descer. Depois de cruzar o Tejo segui então para Castelo Branco onde cheguei perto das duas da tarde. Por onde entrei na cidade encontrei logo com facilidade o hotel mas decidi seguir e procurar primeiro onde almoçar. Dei umas voltas pela cidade para ganhar alguma orientação e conhecimento das zonas e acabei por jogar à defesa e optar pela Tele Pizza. Na porta dizia que se tratava de um hotspot PT Wifi mas a verdade é que lá dentro na havia rede alguma... comi uma pizza pequena com ingredientes que escolhi que nem sequer era nada de especial (nota mental: evitar a Tele Pizza no futuro) e fui até ao Hotel, que fica na mais alta encosta da cidade, por cima do Hospital Distrital. Por isso mesmo, a vista é fantástica, a perder-se pelo horizonte e só tenho a lamentar que o meu quarto fique de costas para a principal paisagem. Mesmo assim da varanda ainda vejo boa parte e o resto vejo a partir do lobby. Ao que parece há piscina e restaurante e também Internet sem fios paga que terei de utilizar para enviar este post para o blog. Mais tarde, talvez investigue o restaurante a ver se constitui alternativa para o jantar e talvez mesmo a piscina, afinal de contas lembrei-me de trazer os calções de banho e até uma touca, por ter lido que num dos hotéis que reservei é necessário touca para entrar na piscina.

DSC00141.JPG
Quarto no Hotel Tryp Colina do Castelo, Castelo Branco

Outra coisa interessante e imprevista foi que decidi trazer a Playstation de Évora para Torres. Afinal de contas ainda faltam alguns dias de férias e já que lá passei... curioso foi ter estado no quarto do hotel ainda há pouco a jogar, pois a televisão apesar de pequena até tem entrada Scart ;-)

De resto, apesar de tudo, tal como sempre previ, a vontade é sempre de regressar à estrada e continuar caminho. Não tenho grande vontade de andar a vasculhar todos os castelos e museus já que o objectivo sempre foi o percorrer o caminho. Parar é quase só uma necessidade e pelo menos por enquanto os trajectos não têm sido suficientemente compridos para me ocupar um dia todo na estrada. É certo que estes dois primeiros dias também foram os trajectos mais curtos e que daqui em diante as coisas vão complicar-se até porque suspeito que as estradas vão ficar mais complicadas e sinuosas. Mas essa é boa parte da piada.

Amanhã, possivelmente ver a volta ao vivo no Alto da Torre. Receio que a confusão seja muita mas planeio ir cedo e ver no que dá. Quarta-feira, Paredes de Coura a partir das 18:00. E a exploração do Minho na quinta também é bastante apelativa. Finalmente, andar pelo Porto na Sexta e fazer o regresso a casa sempre à beira-mar. Parece-me bem.

[Mais tarde...] Ainda acabei por sair do hotel por volta das 18.30 com a intenção de ir a Monsanto (não é bem o mesmo lá de pé de Lisboa...) mas verifiquei que acabava por se fazer demasiado tarde. Até porque tanto quanto pude saber, para se ir ver Monsanto como deve ser - antes de Penamacor - é preciso andar bastante a pé. E isso, a estas horas, já era complicado por falta de luz mais tarde. Assim contentei-me em fazer uma rápida visita a Idanha-a-Nova, uma terra que achei simpática, em vias de forte desenvolvimento. Ainda me meti numas ruelas muito estreitinhas mas já estou mais que vacinado com o centro histórico de Évora. Procurei a dita Pousada da Juventude acabadinha de estrear mas tentei, tentei... e não encontrei. Será que se evaporou?

DSC00153.JPG
Idanha-a-Nova

Diga-se de passagem que estou super contente com a aquisição da nova W35. É rápida, muito leve e a qualidade de imagem deixa-me espantada tendo em conta o segmento que é.

O plano agora é ir tomar um duche (ainda pensei em ir dar um mergulho na piscina interior mas desisti da ideia) que bem preciso e ir procurar jantar aqui no restaurante do hotel. Antes de sair há bocado vi a ementa no directório do hotel e surpreendentemente tem uma secção vegetariana com soja e tofu ao barulho. Acho que vou experimentar daqui a bocado e já não me posso demorar pois encerra às 22h.

Já agora, a Wireless aqui do hotel funciona na perfeição. Dizem que depois facturam junto com o preço do quarto. Confortável.

Amanhã há mais.

[Mais tarde] Bem, uma nota rápida porque o jantar foi absolutamente fantástico. A maior surpresa do dia e nem comi o menu vegetariano. Na ementa estava como sugestão do dia o "Polvo à Lagareiro" e decidi segui-la. Foi o melhor que podia ter feito, claramente o melhor polvo que já comi e as batatas e o tempero estavam divinais. Além disso, também como sugestão do dia, pedi um leite creme de sobremesa que também estava muito muito bom. E a cereja no topo do bolo foi o atendimento perfeito, por um negro que geria os restantes empregados e recebia os hóspedes. Muitíssimo simpático e sobretudo eficiente com toda a calma do mundo. E ainda me ofereceu o leite creme! Faz falta mais gente assim (eficientes, não é para me dar leite creme... :-)).

4 comments:

Kruzes Kanhoto said...

Correcção: Estremoz não é vila. É cidade há muitos de anos. 80 se não me engano.

prla1983 said...

Oops, peço desculpa pelo lapso realmente indesculpável... :-/

Mas obrigado pela correcção!

Enolough said...

Notas do dia:

-> vicio do chá é bom vício. Espero que tenhas levado Earl Grey...

-> o Tejo em VF Xira é tão magro que parece o Sizandro

-> a escolher a TelePizza? Quem raio te ensinou essas coisas?

prla1983 said...

Não... o meu velho chá de menta apenas :-)

O Tejo em Vila Velha de Rodão é de facto fantástico...

Realmente a TelePizza não tá com nada.. :/